Filme Dim Brinquedim do cineasta Luiz Carlos Lacerda

O Museu que o artista DIM BRINQUEDIM mantem na emblemática Pindoretama, no Ceará, é um exemplo do que se conhece por Museu vivo, talvez um dos mais belos – porque se constitui à partir da exposição de sua obra inspirada em brinquedos antigos, todos em movimento. O Museu organiza a nossa memória infantil e promove um diálogo lúdico e delicioso com esse mundo fantástico. Um Museu para as crianças de hoje e de ontem.

O trabalho de DIM BRINQUEDIM, de minuciosa construção, revisita bonecos equilibristas (desses que se vendem nas feiras populares do Nordeste e de Minas), habitantes do universo mágico dos circos , como palhaços e trapezistas, sempre incorporando esse colorido presente na paisagem e no modus vivendi dos brasileiros. Seja em nosso por do sol de tantos matizes, seja nos varais de roupas coloridas e tropicais de Norte a Sul do pais, seja nas vestimentas das festas religiosas ou pagãs..

Herdeiro da melhor cepa de pintores cuja inspiração tem visível influência da cultura popular, como Djanira, Heitor dos Prazeres e Volpi, cria telas elaboradas , cheias de humor e dialéticas próprias – ofertando desde o simples ato de vislumbrá-las, e seu prazer estético, até à participação na obra em si – como queria Lygia Clark - mas através desses brinquedos que resistem nas praças brasileiras : balanços, gangorras em forma de bichos, escorregas que são línguas-de-gato, joões-teimosos gigantes , rodas coloridas, piões que rodam em torno de seus eixos.

O Museu e a obra desse grande artista e homem de ação cultural, DIM BRINQUEDIM , através de seu ofício, mescla o seu talento com compromisso social, oferecendo-nos uma espécie de Paraíso perdido no caos do mundo contemporâneo.
Luiz Carlos Lacerda